sábado, 31 de agosto de 2013

Centro de reabilitação - Boston

Essa semana estive no Spaulding Hospital, um centro de reabilitação aqui em Boston e tive um exemplo de respeito pelos pacientes.
O centro conta com um prédio de 8 andares muito bem divididos; como aqui tudo é muito controlado eu não pude tirar muitas fotos, porém dei o jeitinho brasileiro e fiz um filminho “clandestino” afinal não conseguiria explicar com palavras tudo que vi ali.
Comecei pelo setor de fisioterapia, o centro fica em Charlestown, de frente para o porto de Boston, a sala é cheia de janelas de vidro e os aparelhos mais monótonos ficam de frente para o porto, ou seja, você fica lá pedalando e curtindo a vista, é lindo!!!
Seguindo para uma outra sala a Catarina(fisioterapeuta que me acompanhou) me mostrou a Lokomat, mesmo aparelho que temos na AACD em São Paulo, achei muito legal a forma que eles tem para transportar o paciente do tatame até a esteira, é tudo feito através de um guincho, ou seja, o fisioterapeuta é poupado de grandes esforços, além disso eles tem uma parede cheia de coletes de diversos tamanhos, dessa forma os coletes ficam totalmente ajustados para seus pacientes.
Agora a parte que mais babei, o Exoesqueleto, juro que tentei dar uma voltinha gente, usei da minha cara de pau, mas não rolou, eles são extremamente metódicos e aqui  Não é NÃO L.
Eles realizam treinos com o exoesqueleto por 1 hora, ou seja você consegue estimular muito o corpo do paciente. Depois estive no setor de próteses, Catarina contou que eles realizam muitas pesquisas para desenvolver próteses de qualidade, porém não havia ninguém por lá e não consegui ver muita coisa.
Descendo mais um setor conheci a sala de musculação que conta com muitos aparelhos, perguntei a ela se todos tem direito a realizar os tratamentos, ela disse que a maioria das pessoas tem plano de saúde, porém caso contrário o governo proporciona o tratamento no Spaulding, questionei se haveria uma lista de espera (tipo aquelas do Brasil que o paciente fica meeeeses esperando) ela disse que em 2 semanas no máximo o paciente já inicia o tratamento após uma avaliação médica.
Finalmente o setor que eu estava alucinada para ir, o de esportes, eles contam com um centro gigantesco onde você pode fazer remo, canoagem, Wind surf, tênis, bicicleta, esquiar na água, mergulho, golf e mais tantas outras atividades. Como o centro fica de frente para o porto os esportes aquáticos são realizados lá, eu optei pelo Wind Surf, no meu caso tive de pagar pois não sou americana e não faço tratamento lá.
Imaginem a minha felicidade, como já disse aqui, eu fiquei mais uma vez como “pinto no lixo”, fui assessorada por 2 treinadores que ajudam a segurar a vela pois é muito pesada, porém realizar treinos com aquela vista não tem preço, depois encerrei com umas pedaladas na handbike, delíciaaaaaaaaaaaaaa.

Segue algumas fotinhos e um vídeo mostrando um pouco desse lugar maravilhoso, é gente,  temos muito o que aprender com esse povo!
 http://www.youtube.com/watch?v=BIyc9rsDWEE&feature=youtu.be



Nenhum comentário:

Postar um comentário